um fluxo ordenado de electrões sempre numa direcção, diferente da corrente alternada cujo sentido dos electrõess varia no tempo. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que rectificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrónicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.). Além disso pode-se utilizado para transmissão de energia eléctrica em grandes distâncias devido as vantagens, em circunstâncias muito específicas, comparada a transmissão AC convencional. Este tipo de circuito possui um pólo negativo e outro positivo (é polarizado).

As correntes contínuas podem ser constantes ou pulsantes.
Correntes contínuas constantes: A CC é considerada constante quando sua intensidade e sentido não se altera com o passar do tempo. É comumente encontrada em pilhas e baterias.
O gráfico, assim como a forma de onda dessa corrente é um segmento de recta constante.
Correntes contínuas pulsantes: Nesse modelo, a corrente tem seu sentido constante, porém o fluxo de electrões no interior do fio comporta-se com impulsos, fazendo com que a intensidade passe por variações ao longo do tempo. Geralmente é encontrada em circuitos rectificadores de corrente alternada.
Como a corrente não muda de sentido, a sua forma de onda nunca troca de sinal.