A Schneider Electric expande os seus programas globais de descarbonização da cadeia de abastecimento, capacitando fornecedores em todo o mundo com formação, inteligência de mercado e consórcios de compra de energia renovável. A iniciativa visa acelerar a redução das emissões de Âmbito 1, 2 e 3, promovendo cadeias de valor mais sustentáveis e colaborativas.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, anunciou uma expansão significativa dos seus programas globais de descarbonização da cadeia de abastecimento. Como parte do seu compromisso de longa data com cadeias de valor net-zero, a empresa está a aprofundar o envolvimento com os fornecedores através de um conjunto alargado de recursos educativos, inteligência de mercado regional e vias colaborativas de aquisição.
Estas melhorias destinam-se a acelerar a descarbonização do Âmbito 3, ajudando os fornecedores a reduzir as suas próprias emissões de Âmbito 1 (diretas) e 2 (relacionadas com energia), que são contabilizadas como emissões de Âmbito 3 nas cadeias de valor dos seus clientes. Estas ferramentas e serviços, disponibilizados em larga escala em redes inteiras de fornecedores, oferecem um caminho mais abrangente para a redução das pegadas de Âmbito 3 a montante, enquanto capacitam os fornecedores a progredir nas suas próprias jornadas de sustentabilidade.
Escalar o impacto nas cadeias de abastecimento globais
Os programas de descarbonização da cadeia de abastecimento da Schneider Electric já apoiaram mais de 50 empresas e envolveram mais de 2.700 fornecedores em todo o mundo. Através destes esforços coletivos, os fornecedores adquiriram 752.000 MWh de eletricidade renovável através de Certificados de Atributos Energéticos (EACs, na sua sigla em inglês). Em paralelo, 19 empresas participantes em quatro grupos de acordos de compra de energia (PPAs, na sua sigla em inglês) com vários compradores garantiram coletivamente mais de 1.3 TWh de eletricidade renovável.
À medida que cresce a procura por soluções climáticas escaláveis e intersetoriais, a Schneider Electric continua a expandir o seu portefólio de modelos de consórcio para acelerar a ação coletiva. Os desenvolvimentos recentes incluem:
O programa Catalyze escala a colaboração global para o acesso às renováveis: O programa Catalyze passou de 7 para 9 patrocinadores em 2025, dando as boas-vindas à KLA, e está a trabalhar para formar novos consórcios com vários compradores nos EUA, Europa, Singapura, Coreia do Sul e Malásia, com vista a aumentar o acesso global à energia renovável.
O programa Energize impulsiona a dinâmica em setores e regiões: Lançado inicialmente pelo setor farmacêutico, o Energize evoluiu para uma iniciativa mais ampla na indústria da saúde, agora apoiada por 25 patrocinadores empresariais. A entrada do UnitedHealth Group, a maior seguradora de saúde dos EUA, sinaliza um compromisso crescente do setor com a descarbonização em todo o ecossistema da saúde. A Teva e a Sandoz anunciaram novos acordos de compra de energia (PPAs) para abordar as emissões de Âmbito 2, demonstrando ainda mais o impacto do programa.
Levi Strauss & Co. lança LEAP para fazer progredir a energia renovável na cadeia de abastecimento: A Levi Strauss & Co., líder global em jeanswear, associou-se à Schneider Electric para lançar o LS&Co. Energy Accelerator Program (LEAP), uma iniciativa destinada a expandir o acesso à eletricidade renovável na cadeia de abastecimento da LS&Co., começando pela Índia. O programa apoia o objetivo a curto prazo da empresa de reduzir as emissões da cadeia de abastecimento em 42% até 2030 (a partir da linha de base de 2022) e está alinhado com a ambição de longo prazo de conseguir emissões net-zero até 2050.
Consórcio pep+ REnew concretiza VPPA: Em colaboração com a Schneider Electric, o programa REnew da PepsiCo concluiu com sucesso o primeiro acordo de VPPA entre fornecedores/PepsiCo nos EUA, e está agora a trabalhar para desenvolver novos consórcios de valor em vários outros mercados.
Reforço do apoio educativo para os Âmbitos 1 e 2
Para capacitar ainda mais os fornecedores, a Schneider Electric está também a expandir a sua formação técnica e ofertas educativas:
Nova formação para abordar as emissões de Âmbito 1 na origem: O novo conteúdo sobre Âmbito 1, disponível através do Zeigo™ Hub, inclui agora módulos sobre contabilização de gases com efeito de estufa (GEE), definição de metas baseadas na ciência, eficiência energética, estratégias de eletrificação e circularidade, todos alicerces essenciais para reduzir as emissões operacionais diretas.
Inteligência de mercado para apoiar a aquisição global de Âmbito 2: Para a descarbonização do Âmbito 2, a Schneider Electric está a fornecer orientações de mercado mais aprofundadas e específicas sobre aquisição de eletricidade renovável. Os novos Market Briefs, recém-lançados, oferecem insights práticos em geografias-chave, incluindo Brasil, México, Polónia, Europa (AIB), EUA, Canadá, Tailândia, Taiwan, Malásia, Coreia, Vietname, China, Índia, Singapura, Filipinas e Japão. Neste cenário global, a região APAC apresenta alguns dos desafios e oportunidades mais complexos, já que os diferentes quadros regulatórios e níveis de maturidade de mercado exigem estratégias de aquisição renovável altamente adaptadas.
Para garantir acessibilidade global, todos os conteúdos são acompanhados de webinars educativos ao vivo, agora equipados com tradução simultânea em mais de 60 idiomas, permitindo que os fornecedores participem na sua língua materna, tanto em áudio como com legendas em tempo real.
"Para descarbonizar as cadeias de abastecimento globais em escala, precisamos de mais do que compromissos; precisamos de colaboração, inovação e ferramentas práticas adaptadas às realidades regionais," afirmou John Powers, Vice President of Strategic Renewables da Schneider Electric. "Esta expansão reflete a nossa convicção de que todos os fornecedores, em todas as geografias, devem ter acesso aos insights e parcerias necessários para acelerar a sua jornada climática."
Para saber mais sobre os programas de descarbonização da cadeia de abastecimento da Schneider Electric, por favor visite: https://perspectives.se.com/.