A Schneider Electric apresenta o portefólio completo de arrefecimento líquido para Data Centers, resultado da integração com a Motivair. Com soluções ponta a ponta, desde CDUs e chillers até software e serviços especializados, a empresa oferece desempenho térmico de alta densidade, eficiência energética e fiabilidade, preparando os Data Centers para as exigências da computação acelerada e fábricas de IA do futuro.

É a primeira vez que a empresa apresenta o seu portefólio completo de tecnologia de arrefecimento líquido após a aquisição da Motivair no início de 2025.
Combina a cadeia de abastecimento global da Schneider Electric e a sua liderança em infraestruturas, software e serviços para Data Centers com os mais de 15 anos de experiência da Motivair em exascale e computação acelerada, para oferecer uma nova e abrangente geração de soluções de arrefecimento.
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, apresentou o seu portefólio líder mundial de soluções de arrefecimento líquido de ponta a ponta para ambientes de Data Centers de hiperescala, colocation e de alta densidade, pensado para habilitar as Fábricas de IA do Futuro.
Disponíveis globalmente, as soluções de arrefecimento Motivair by Schneider Electric dão uma resposta fiável e em escala às exigências energéticas e de GPU dos Data Centers de alta densidade. O portefólio completo de soluções de arrefecimento líquido e a ar inclui a infraestrutura física de Data Centers, como CDUs, RDHx, HDUs, placas frias dinâmicas, chillers e outros, bem como software e serviços. Tudo foi concebido para gerir os requisitos térmicos da próxima geração de cargas de trabalho de computação de alto desempenho (HPC), IA e computação acelerada. Este anúncio oferece a primeira visão abrangente das capacidades completas de arrefecimento líquido da Schneider Electric desde a aquisição de uma participação maioritária na Motivair, em fevereiro de 2025.
À medida que a indústria ultrapassa densidades de 140kW por rack e se prepara para densidades futuras de 1MW ou mais, os chips de IA tornam-se mais quentes e densos. Os Data Centers necessitam de arrefecimento líquido para arrefecer eficazmente cargas de trabalho mais quentes e garantir que a infraestrutura crítica opere com eficiência e disponibilidade máximas.
O arrefecimento pode consumir até 40% do orçamento energético de um Data Center. O arrefecimento líquido direto é até 3.000 vezes mais eficaz e eficiente na remoção de calor do que o ar, pois capta-o diretamente ao nível do chip. A implementação de tecnologia de arrefecimento líquido é complexa e requer uma abordagem verdadeiramente integrada, que englobe a aquisição, instalação e manutenção contínua da tecnologia.
Para dar resposta a estes desafios, a Schneider Electric e a Motivair oferecem aos seus clientes o portefólio mais completo de soluções de arrefecimento para Data Centers disponível no mercado, incluindo toda a infraestrutura principal de arrefecimento, suportada por uma cadeia de abastecimento capaz de dar resposta às exigências globais.
“À medida que o arrefecimento de Data Centers se tornou mais complexo na era da IA, o nosso portefólio tem evoluído de forma consistente para continuar a dar resposta às exigências de infraestrutura de hoje e do futuro,” afirmou Richard Whitmore, CEO da Motivair by Schneider Electric. “Atualmente, somos o único fornecedor de arrefecimento líquido a demonstrar experiência comprovada ao nível do silício, ao codesenvolvermos as nossas soluções em colaboração com a NVIDIA e outros fabricantes de GPUs líderes. Em parceria com a Schneider Electric, criámos um portefólio sem paralelo, que não apenas reduz o tempo de comissionamento, como também aumenta o retorno do investimento para os clientes em todo o mundo.”
Portefólio Completo de Arrefecimento Líquido para Data Centers de IA
As soluções de arrefecimento líquido e a ar da Motivair by Schneider Electric incluem Unidades de Distribuição de Refrigerante (CDUs) de classe megawatt, permutadores de calor de porta traseira ChilledDoor®, e Placas Frias Dynamic®, que proporcionam controlo térmico preciso para racks de IA superiores a 100kW. As soluções garantem desempenho máximo, melhorando a eficiência energética e a disponibilidade para operadores de Data Centers. O portefólio inclui:
Unidades de Distribuição de Refrigerante (CDUs): As CDUs da Motivair são concebidas em colaboração com os principais fabricantes de silício para integração perfeita com processadores e aceleradores de última geração. A família CDU escala de 105kW até 2.5MW, posicionando a tecnologia vários anos à frente da procura do mercado. Atualmente, a tecnologia CDU da Motivair também habilita o desempenho térmico de seis dos 10 maiores supercomputadores do mundo, estando certificada para o hardware mais recente da NVIDIA e preparada para futuros aumentos da densidade por rack.
Rear Door Heat Exchanger ChilledDoor®: Este permutador de calor arrefece densidades de rack até 75kW, tornando-se ideal para GPUs de elevada potência. O seu design agnóstico quanto à rack torna-o uma solução versátil para qualquer ambiente HPC.
Unidade de Dissipação de Calor Líquido-para-Ar (HDU™): Perfeita para aceleradores de IA, ambientes de colocation ou laboratórios onde a água não está facilmente disponível. A HDU da Motivair é a unidade de maior desempenho no mercado, rejeitando 100kW de calor numa área de apenas 600 milímetros de largura. Também é capaz de criar um circuito de água para arrefecer até 132kW de capacidade – uma proporção 1:1 com a arquitetura de computação NVIDIA NVL144.
Chillers e Loops de Sistema de Arrefecimento Tecnológico (TCS): Os chillers de circuito fechado arrefecidos a ar da Motivair e da Schneider Electric permitem aos operadores poupar milhões de litros de água por cada megawatt de necessidade de arrefecimento, oferecendo até 20% mais desempenho do que outras soluções no mercado.
Software: Sustentado por mais de 50 anos de experiência comprovada em múltiplos domínios, o software EcoStruxure da Schneider Electric foi desenvolvido para enfrentar os desafios de arrefecimento líquido e a ar em Data Centers – proporcionando gestão térmica e desempenho e eficiência otimizados em ambientes críticos.
Serviços: A Motivair possui mais de uma década de experiência comprovada na implementação e manutenção de soluções de arrefecimento. A empresa gere a maior base instalada de soluções de arrefecimento líquido de alta densidade do mundo, com técnicos qualificados em todas as principais geografias. Atualmente, estão a ser formados, a nível mundial, mais de 600 técnicos de serviço de campo e parceiros EcoXpert em arrefecimento.
Produção global, especialização técnica e testes rigorosos
O portefólio abrangente da Schneider Electric é suportado por capacidades globais de produção e cadeia de abastecimento, juntamente com know-how técnico e testes e validação extensivos de todas as soluções.
Cadeia de Abastecimento Global: A Motivair abriu recentemente a sua quarta unidade de produção em Buffalo, Nova Iorque, e está a expandir as capacidades de produção em Itália e na Índia, triplicando os resultados de produção e reduzindo os prazos de entrega para clientes em todo o mundo.
Testes Rigorosos: Todos os modelos de arrefecimento líquido são submetidos a testes de desempenho para simular cargas térmicas reais. Isto valida o desempenho térmico e mecânico antes do envio dos produtos. Durante o desenvolvimento dos produtos, o desempenho é validado internamente e cada unidade é lavada para garantir limpeza antes da implementação, prevenindo problemas no local.
“A IA é a próxima revolução tecnológica e tornou o arrefecimento líquido numa prioridade estratégica para Data Centers e Fábricas de IA,” indicou Andrew Bradner, Senior Vice President, Cooling Business da Schneider Electric. “Ao combinar a nossa experiência multidisciplinar com a Motivair, estamos a abrir novos caminhos para a computação acelerada, com um portefólio de arrefecimento líquido sem igual, e com escala, produção e alcance global – para além do compromisso com testes rigorosos para mitigar riscos e garantir tranquilidade aos nossos clientes.”
“O arrefecimento líquido passou de ser um potenciador do desempenho para se tornar num elemento fundamental dos ambientes modernos de computação de alta densidade,” disse Olga Yashkova, Research Manager, Enterprise Workloads and Datacenter Infrastructure da IDC. “Como fornecedor único capaz de conceber e fornecer toda a infraestrutura crítica de energia e arrefecimento de centros de dados, a abordagem da Schneider Electric também simplifica a implementação e reduz a complexidade operacional dos centros de dados de IA.A aquisição da Motivair pela Schneider Electric reforça significativamente a sua posição no domínio da energia, infraestrutura elétrica e arrefecimento para Data Centers, bem como nos serviços de suporte. Enquanto fornecedor único capaz de conceber e fornecer toda a infraestrutura crítica e sistemas de energia e arrefecimento de Data Centers, a abordagem da Schneider Electric também simplifica a implementação e reduz a complexidade operacional dos Data Centers de IA.”