Schneider Electric participa no Fórum de Davos com foco na convergência entre IA e energia, apresentando soluções premiadas e nova parceria com a EDP.
A Schneider Electric, líder global em tecnologia energética, anuncia a sua participação no Encontro Anual do Fórum Económico Mundial (FEM), em Davos, na Suíça. A delegação da empresa, liderada pelo CEO Olivier Blum, vai promover a colaboração entre setores para acelerar o avanço da tecnologia energética.
"Está claro que entrámos numa nova era, na qual a IA e a energia são inseparáveis e, em conjunto, vão transformar todas as empresas," afirmou Olivier Blum, CEO da Schneider Electric. "A IA exige capacidade de computação, e a computação exige energia. É por isso que o mundo precisa de uma maior inteligência energética. Clientes de todos os setores enfrentam o mesmo desafio e a mesma oportunidade: utilizar a energia de forma eficiente. Sendo o parceiro de tecnologia energética, na Schneider Electric eletrificamos, automatizamos e digitalizamos todas as indústrias, empresas e casas, promovendo eficiência e sustentabilidade para todos. Não nos limitamos a ligar sistemas; criamos ecossistemas onde IA, dados e pessoas trabalham em conjunto de forma integrada. Aproveitemos a oportunidade em Davos para, juntos, fazer progredir a tecnologia energética."
Ao longo do Encontro Anual deste ano, a empresa vai fazer vários anúncios, incluindo os que destacamos abaixo. A lista completa de executivos e iniciativas da Schneider Electric em Davos está disponível no website da empresa.
Aplicações de IA com impacto real
A Schneider Electric foi reconhecida nos Grupos 1 e 2 do programa MINDS (Meaningful, Intelligent, Novel, Deployable Solutions), a iniciativa global do FEM que destaca aplicações de IA de elevado impacto e aplicação no mundo real. O CEO Olivier Blum vai receber o troféu referente às soluções EcoStruxure Microgrid Advisor e Snaplogic Touchscreen Room Controller na receção aos vencedores durante o Encontro Anual do FEM, a 20 de janeiro de 2026.
Nona distinção como 'Farol' para a Schneider Electric
A Global Lighthouse Network do FEM, que identifica e distingue as unidades operacionais mais avançadas do mundo, atribuiu um prémio à fábrica da Schneider Electric em Wuhan (China). Trata-se de uma das apenas três fábricas a nível global a receber uma distinção na categoria de talento, uma nova categoria introduzida este ano. Este reconhecimento representa o nono prémio 'Farol' da Schneider Electric. A fábrica foi distinguida por liderar um modelo de força de trabalho preparado para o futuro e centrado nas pessoas, que reduz a lacuna de competências e estabelece um novo padrão de referência de resiliência na indústria transformadora.
Reunir líderes de topo de vários setores
Frédéric Godemel, EVP of Energy Management da Schneider Electric, vai reunir um grupo transversal de decisores e influenciadores globais em nome da Bloomberg New Economy Energy Technology Coalition. Este será o primeiro encontro de relevo desta Coligação, que tem como objetivo acelerar a adoção de tecnologias que tornem o consumo de energia mais eficiente, resiliente e adaptável, num contexto de rápido crescimento da procura global por eletricidade.
Capacitar a mudança em comunidades desfavorecidas
A Schneider Electric e a EDP lançaram de forma conjunta o EDGE Transition, um acelerador global destinado a capacitar empreendedores sociais que desenvolvem soluções de energia limpa e acessível, bem como oportunidades económicas inclusivas em comunidades desfavorecidas.
O programa apoia projetos de impacto em fase inicial através de mentoria, validação técnica, parcerias estratégicas e acesso a capital paciente e tolerante ao risco, convidando soluções que sirvam comunidades sub-representadas e promovam o acesso equitativo à energia. Esta iniciativa pretende acelerar a transição energética e impulsionar a eletrificação a nível global, gerando um impacto sustentável.
As organizações vão anunciar oficialmente a parceria em Davos, a 21 de janeiro.