A Schneider Electric lança o programa Impact Buildings no Dubai com o novo edifício NEST — um espaço inteligente e sustentável que exemplifica como a digitalização e eletrificação podem reduzir emissões, otimizar consumo e transformar a experiência dos ocupantes. Através das soluções EcoStruxure™, o NEST define um novo padrão para edifícios de próxima geração, alinhando inovação tecnológica com metas climáticas globais.

A Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão da energia e da automatização, lançou o seu programa Impact Buildings no Dubai.
Enquanto empresa mais sustentável do mundo, o programa Impact Buildings da Schneider Electric tem como objetivo promover a sustentabilidade através do seu próprio património imobiliário comercial global, recorrendo às suas soluções, software e serviços EcoStruxure™, líderes no setor. Entre eles incluem-se: EcoStruxure Building Operation, EcoStruxure Power Monitoring Expert, EcoStruxure Building Data Platform e Planon Integrated Workplace Management.
A interconetividade destas soluções impulsionará a sustentabilidade, a resiliência e a eficiência, além de melhorar a experiência dos ocupantes, demonstrando como a combinação de eletrificação e digitalização — designada “Electricidade 4.0” pela Schneider Electric — pode transformar os edifícios em espaços de nova geração.
NEST, o novo escritório da Schneider Electric no Dubai (Emirados Árabes Unidos), tem mais de 10.000 m², acolhe mais de 1.000 colaboradores e abriga o primeiro Centro de Inovação da Schneider Electric no Dubai. Trata-se de um espaço imersivo, onde os clientes podem experienciar em primeira mão as soluções EcoStruxure™. Incluirá também um Centro de Formação dedicado a clientes e parceiros, com foco no empoderamento dos jovens através do desenvolvimento de talento local, preparando a próxima geração com as competências necessárias para um desenvolvimento sustentável.
Espera-se que o NEST consiga uma redução de 37% no consumo energético face à localização anterior, o que representa uma poupança estimada de 572 toneladas métricas de emissões de CO₂ — o equivalente ao consumo elétrico anual de cerca de 77 habitações [1].
Tendo em conta que os edifícios representam 37% das emissões globais de carbono, a Schneider Electric estabelece uma referência ao mostrar aos seus clientes e parceiros os espaços inteligentes e sustentáveis que a sua tecnologia pode criar. Nos próximos 18 meses, o programa Impact Buildings será implementado tanto em novos edifícios como em instalações já existentes, através de modernização energética (retrofit), estabelecendo assim um modelo de edifícios de nova geração.
Manish Kumar, Vice-Presidente Executivo da Unidade Digital Energy da Schneider Electric, afirmou:
“Estamos a dar o exemplo e a concretizar uma visão real, transformando as nossas próprias sedes para demonstrar que os edifícios devem evoluir e adaptar-se às necessidades empresariais do futuro. Agora é o momento de repensar os edifícios. Estamos a construir um futuro em que os edifícios não apenas se mantêm em pé, mas adaptam-se de forma inteligente e conectam-se perfeitamente ao seu negócio, às suas pessoas e ao seu propósito. Com EcoStruxure™ e o software empresarial da Planon, estamos a redefinir as operações dos edifícios.”
Sobre a inauguração do edifício no Dubai, Olivier Blum, CEO da Schneider Electric, acrescentou:
“O NEST é mais do que um edifício: é uma declaração de intenções. Sentimo-nos honrados por ter inaugurado este projeto emblemático nos EAU, que demonstra como a digitalização e a eletrificação podem acelerar os objetivos nacionais de neutralidade carbónica, ao mesmo tempo que se criam ambientes de excelência onde as pessoas podem colaborar, inovar e crescer. Este novo centro no Dubai é o primeiro do programa global Impact Buildings da Schneider Electric e demonstra como as tecnologias inteligentes e conectadas podem revolucionar o ambiente construído, estabelecendo novos padrões para espaços comerciais inovadores e sustentáveis, sempre com o bem-estar das pessoas como prioridade.”
Notas para editores:
Com mais de 10.000 m², o centro do Dubai conta com 29 salas de concentração, 90 salas de reuniões, 36 zonas de projeto, 360 postos de trabalho e um anfiteatro próprio, concebido para fomentar a colaboração e a flexibilidade.
O NEST alberga também o primeiro Centro de Inovação da Schneider Electric no Dubai, um espaço imersivo e interativo que apresenta as mais recentes tecnologias em eletrificação, automatização e digitalização. Nele, clientes, parceiros e outras partes interessadas podem interagir com as soluções da Schneider Electric aplicadas à indústria, infraestruturas, centros de dados, edifícios e habitações. Este centro inclui demonstrações ao vivo de tecnologia digital twin aplicada a edifícios, soluções para edifícios e centros de dados, e o Centro de Operações Unificadas AVEVA, que permite aos visitantes explorar estas inovações em ação.