Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Signify

A Signify apresenta um livro branco com o Climate Group, posicionando os ‘Negawatts’ como uma ferramenta fundamental para a segurança energética e a descarbonização

Publicado: 12 de junho de 2025 Categoria: Notícias do sector

A Signify e o Climate Group apelam à libertação dos "Negawatts" — energia poupada com eficiência — como resposta urgente ao aumento global da procura elétrica. Apenas com a transição para LEDs eficientes, poderíamos poupar 600 mil milhões de euros por ano e reduzir emissões, um passo essencial rumo às metas climáticas da COP30.

A Signify apresenta um livro branco com o Climate Group, posicionando os ‘Negawatts’ como uma ferramenta fundamental para a segurança energética e a descarbonização
  •  A Signify e o Climate Group apelam aos decisores políticos e às empresas para que libertem o potencial dos "Negawatts" — a energia que pode ser poupada através da eficiência — como resposta ao aumento previsto de 34% na procura energética até 2050.
  • Se nos focarmos apenas na iluminação, poderemos poupar 600 mil milhões de euros por ano e 1 402 TWh de eletricidade, o que equivale ao consumo anual de eletricidade da Índia.
  • Alinhado com os objetivos da COP28, o Livro Branco apela à transformação e oferece orientações urgentes e viáveis para que os governos, as cidades e as empresas dupliquem as suas taxas de eficiência até 2030.
  • Desbloquear negawatts: O papel da iluminação na segurança energética e na descarbonização está disponível no site Signify.

 
Signify (Euronext: LIGHT), líder mundial em iluminação, e Climate Group, apelam aos líderes mundiais para que aproveitem os Negawatts, ou seja, a poupança de energia obtida através da eficiência, ao mesmo tempo que incorporam mais megawatts de energia renovável na rede elétrica.

livro branco refere-se à transição para a iluminação LED como uma forma tangível de reduzir a procura mundial de energia e as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), dois dos desafios globais mais urgentes do nosso tempo. Até 2030, a transição da iluminação convencional para a iluminação LED energeticamente eficiente poderá poupar 1.402 TWh de eletricidade por ano, o que equivale a 600 mil milhões de euros por ano em poupanças não realizadas.

 

Esta quantidade de eletricidade poderia:

 

  • ·Fazer funcionar 300 milhões de bombas de calor[i]

  • ·Fornecer energia a 349,5 milhões de habitações[ii]

  • ·Igualar a eletricidade consumida por 14 milhões de centros de dados em Hiper escala[iii]

 

A conversão de todas as residências, empresas e cidades com iluminação convencional para a iluminação LED eficiente em termos energéticos é uma das medidas mais rápidas e menos disruptivas atualmente disponíveis para aliviar a pressão sobre as redes de energia, libertando Negawatts.

 

Alice Steenland, Diretora de Estratégia e Sustentabilidade da Signify, afirmou: “Na COP28, os governos comprometeram-se a duplicar as melhorias em eficiência energética e a triplicar a capacidade renovável até 2030. Agora que se espera que a Inteligência Artificial duplique a procura de eletricidade até lá[iv], é urgente libertar Negawatts através da eficiência energética. A iluminação continua a ser uma solução poderosa, mas negligenciada; simplesmente atualizando os sistemas antigos para LED, podemos reduzir rapidamente o consumo de energia e as emissões.”

 

Apesar dos avanços nas tecnologias de iluminação, pelo menos metade do sistema global de iluminação ainda depende de sistemas desatualizados e ineficientes, e a iluminação, por si só, é responsável por 2% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). O livro branco "Desbloquear negawatts: O papel da iluminação na segurança energética e na descarbonização" reforça que a mudança de todas as casas, empresas e cidades para a iluminação LED poderia reduzir estas emissões para metade.

 

Steenland adds acrescenta: “A Signify já reduziu as emissões absolutas em 60% desde 2019[v] , e estamos empenhados em trabalhar em conjunto com organizações sem fins lucrativos como o Climate Group, governos e líderes empresariais para acelerar a transição dos sistemas de iluminação antigos para soluções mais inteligentes e eficientes. Nomeadamente, apelamos aos governos para que estabeleçam metas ousadas de eficiência energética na COP30 e acelerem a mudança para uma iluminação mais inteligente e com baixas emissões de carbono."

 

A menos de seis meses da COP30, apenas 10% dos países apresentaram os seus Contributos Nacionalmente Determinados (NDC) atualizados, dos quais mais de um quarto (28%) não incluem medidas de eficiência energética nos seus planos. O Livro Branco apela aos governos, cidades e empresas para tomem medidas concretas sobre intervenções eficazes para aproveitar os Negawatts. O apelo à ação da Signify conta com o apoio do Climate Group, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com empresas e governos para impulsionar a ação climática.

 

Helen Clarkson, CEO do Climate Group, destacou: “O enorme potencial da eficiência energética é destacado pelos membros corporativos EP100 do Climate Group. Em conjunto, os membros do EP100 reduziram, até à data, as emissões em 450 milhões de toneladas métricas de CO₂e, mais do que as emissões anuais do Brasil em 2023. A Signify também tem estado na vanguarda do nosso trabalho em eficiência energética através da iniciativa Renovation Revolution do Climate Group, que visa aumentar as taxas de renovação em edifícios comerciais e públicos na Europa. Nos próximos anos, prevê-se que a procura mundial de eletricidade aumente em média 3,4% ao ano e, como explicado neste livro branco, é necessária uma ação coletiva para enfrentar este desafio. Com compromisso e inovação, podemos alcançar avanços significativos para o planeta e as gerações futuras.”


Desbloquear negawatts: O papel da iluminação na segurança energética e na descarbonização está disponível no site Signify.