A Signify, líder mundial em iluminação, anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2025, destacando um desempenho sólido alinhado com as expectativas e avanços significativos nas suas metas de sustentabilidade.

Destaques Financeiros do 1º Trimestre de 2025
-
Vendas: €1.448 milhões, representando uma queda nominal de 1,3% e um crescimento orgânico negativo de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
-
Margem EBITA ajustada: 8,0%, ligeiramente abaixo dos 8,3% registados no primeiro trimestre de 2024.
-
Lucro líquido: €67 milhões, um aumento significativo face aos €44 milhões do primeiro trimestre de 2024.
-
Fluxo de caixa livre: €40 milhões, comparado com €80 milhões no mesmo período do ano anterior.
-
Pontos de luz conectados: a base instalada aumentou para 153 milhões.
Eric Rondolat, CEO da Signify, comentou:
"O nosso desempenho no primeiro trimestre esteve em linha com as expectativas, mostrando melhorias sequenciais na maioria dos nossos negócios, com uma forte contribuição das nossas ofertas conectadas. O negócio de consumo cresceu em todas as regiões, melhorando tanto o desempenho de topo quanto o de base. O negócio profissional manteve uma margem de lucro resiliente, com melhorias em outros mercados a compensar os ventos contrários contínuos na Europa. Na China, observámos um retorno ao crescimento mais rápido do que o esperado nos segmentos profissional e de consumo."
Progresso no Programa de Sustentabilidade "Vidas Mais Brilhantes, Mundo Melhor 2025"
-
Redução de emissões: a empresa está adiantada em relação à meta de reduzir as emissões em toda a cadeia de valor em 40% até 2025, duplicando o ritmo necessário para cumprir as ambições climáticas do Acordo de Paris.
-
Receitas circulares: aumentaram para 36%, ultrapassando a meta de 32% estabelecida para 2025, com destaque para luminárias de serviço no segmento profissional e forte desempenho na iluminação hortícola.
-
Receitas de "vidas mais brilhantes": mantiveram-se em 33%, acima da meta de 32%, impulsionadas por produtos de consumo e profissionais com EyeComfort que promovem a saúde e o bem-estar.
-
Diversidade em liderança: a percentagem de mulheres em posições de liderança diminuiu 1% para 27%, ficando aquém da ambição para 2025. A empresa continua a implementar ações para aumentar a representação através de práticas de contratação focadas na diversidade e iniciativas de retenção e envolvimento para reduzir a rotatividade.
Perspetivas para 2025
A Signify está focada na execução do seu plano para mitigar o impacto de curto prazo das tarifas no segundo trimestre, enquanto implementa medidas estruturais para abordar a segunda metade do ano. Com base na visibilidade atual do mercado e nas medidas em curso, a empresa confirma a orientação para o ano:
-
Crescimento das vendas comparáveis: espera-se um crescimento de um dígito baixo, excluindo o segmento convencional.
-
Margem EBITA ajustada: espera-se que se mantenha estável em relação a 2024, com os segmentos profissional, de consumo e OEM a compensarem o impacto negativo do negócio convencional.
-
Geração de fluxo de caixa livre: a meta é atingir 7-8% das vendas.
Para mais detalhes, consulte o comunicado de imprensa completo da Signify: Signify.
Teleconferência e transmissão de áudio
Eric Rondolat (CEO) e Željko Kosanović (CFO) irão conduzir uma teleconferência para analistas e investidores institucionais às 09h00 (CET) para discutir os resultados do primeiro trimestre de 2025. Uma transmissão de áudio ao vivo da teleconferência estará disponível no site de Relações com Investidores.
Calendário financeiro 2025
-
25 de abril de 2025: Assembleia Geral Anual
-
29 de abril de 2025: Data ex-dividendo
-
30 de abril de 2025: Data de registro do dividendo
-
7 de maio de 2025: Pagamento do dividendo
-
25 de julho de 2025: Resultados do segundo trimestre e do primeiro semestre de 2025
-
24 de outubro de 2025: Resultados do terceiro trimestre de 2025