Construir uma central solar fotovoltaica de qualidade, segura e rentável com um bom retorno do investimento (RoI) é o objetivo mais importante dos investidores, proprietários de projetos e promotores. Os cabos solares representam apenas cerca de 4-5% do custo de um projeto solar, mas podem ter um impacto significativo na produção de energia. A cablagem não é frequentemente considerada um fator crítico. No entanto, uma conceção inadequada e/ou uma má seleção de cabos pode levar a riscos de segurança, redução da potência de saída e outros problemas de desempenho que podem comprometer a vida útil global de um sistema fotovoltaico. Pelo contrário, uma seleção e gestão adequadas dos cabos são vitais para a saúde do sistema FV. Contribui para minimizar a manutenção, otimizar a segurança e permitir sistemas fotovoltaicos mais duradouros.

CABOS SOLARES CONCEBIDOS DE ACORDO COM A NORMA EN 50818
Os cabos utilizados em grandes parques solares devem ser concebidos de acordo com a norma EN 50618. É essencial utilizar cabos com o mais elevado desempenho para funcionarem a plena capacidade, apesar das condições ambientais adversas de um parque solar, como a chuva, a abrasão da areia, a exposição prolongada ao ozono e à luz solar, as flutuações extremas de temperatura e os raios ultravioleta (UV) diretos.
Para manter a longevidade, o desempenho e a fiabilidade do sistema fotovoltaico, os cabos devem ter sido especificamente concebidos para otimizar a eficiência e minimizar as perdas na linha. Os cabos nas instalações fotovoltaicas devem ser desenvolvidos para proporcionar uma excelente flexibilidade para condições climatéricas extremamente baixas e resistência à deformação durante a exposição prolongada a temperaturas elevadas.
OS CABOS TOPSOLAR® SÃO ESPECIALMENTE CONCEBIDOS PARA SATISFAZER OS REQUISITOS SOLARES MAIS EXIGENTES
A Top Cable desenvolveu uma gama de cabos especificamente concebidos para aplicações fotovoltaicas. Estes proporcionam o máximo desempenho elétrico nas circunstâncias climáticas extremas que ocorrem durante a exposição prolongada dos cabos num parque solar.
CABOS SOLARES DC RESISTENTES AOS RAIOS ULTRAVIOLETA
Para painéis solares de seguimento, os nossos cabosTopsolar® H1Z2Z2-K foram concebidos com um isolamento reticulado de borracha e uma bainha exterior que torna o cabo extremamente flexível, uma vez que os painéis se deslocam com o sol. Estes cabos também cumprem as normas globais mais rigorosas em matéria de emissões de gases com baixo teor de fumo e halogéneos, retardadores de fogo, pouco corrosivos, são AD8, de enterramento direto e certificados pela TÜV de acordo com as normas EN 50618 e IEC 62930. Também podem ser cabos à prova de roedores e térmitas (a pedido).
CABOS FOTOVOLTAICOS DE ALUMÍNIO DE ACORDO COM A NORMA IEC 60502-1
A Top Cable desenvolveu uma gama completa de cabos fotovoltaicos de alumínio concebidos de acordo com a norma IEC 60502-1 e especificamente concebidos para todos os tipos de instalações solares subterrâneas e ao ar livre, que proporcionam uma durabilidade extra e previnem o envelhecimento prematuro do cabo, proporcionando um desempenho de longevidade e fiabilidade do investimento fotovoltaico.
CABOS DE MÉDIA TENSÃO DE ALTO DESEMPENHO
Para ligar a instalação fotovoltaica às subestações e à rede elétrica, a Top Cable pode fornecer uma gama completa de cabos de média tensão de alto desempenho. Os cabos de média tensão podem incluir elementos de vedação na blindagem, que impedem a propagação longitudinal de humidade em caso de perfuração da bainha exterior.
CABOS PARA INSTALAÇÕES AUXILIARES EM PARQUES SOLARES
A Top Cable também dispõe de uma vasta gama de cabos com o melhor desempenho da sua classe para instalações auxiliares em parques solares, tais como cabos de ligação à terra para estruturas de painéis, ligação de energia AC e fibra ótica.