1º Caso Prático: Edifício misto – Rede Individual (cont.)

Neste artigo vamos apresentar a 2ª parte do caso prático nº 1, a solução da rede individual de um edifício misto, com 3 fogos residenciais e 1 fogo não residencial. Como tipologia, consideramos um T1, T2 e um T3, o fogo não residencial terá uma área de 55 m2.
PARTE 2 – ESTUDO DA REDE INDIVIDUAL
Âmbito de aplicação
Este caso prático está feito de acordo com os termos definidos no Decreto-lei n.º 123/2009, de 21 de Maio, com a redacção dada pelo Decreto-lei n.º 258/2009, de 25 de Setembro e com as Normas Europeias aplicáveis, vamos considerar ao longo deste exemplo os requisitos mínimos exigidos.
Rede individual – O ATI
Armário de Telecomunicações Individual (ATI
O ATI é o elemento que centraliza as 3 tecnologias obrigatórias (pares de cobre, coaxial e fibra óptica) e flexibiliza toda a infra-estrutura de telecomunicações.
O ATI terá de estar dotado de espaço para albergar pelo menos dois equipamentos activos que façam a ligação com as redes de comunicações (Voz, Dados e Imagem.
Contém 3 repartidores de clientes: par de cobre (RC - PC), coaxial (RC – CC) e fibra óptica (RC-FO), deverá ter no mínimo uma tomada eléctrica com terra e um barramento de ligações de terra. A ventilação por convecção é obrigatória aquando da existência de componentes activos.
ATI – Par de Cobre (RC-PC – repartidor de cliente de pares de cobre)
Constituído pelo primário, onde termina o cabo que chega do ATE/CEMU e o secundário, onde terminam os cabos provenientes das tomadas de telecomunicações (TT) em pares de cobre.
Temos de assegurar, a distribuição do serviço telefónico de 2 operadores, no mínimo e possibilitar o estabelecimento de uma LAN (Local Area Network), ou seja, uma rede de área local, com base em activos, tais como switch, router, etc.
Como requisito mínimo, vamos instalar componentes de Categoria 6 - UTP, ou seja, o canal terá um desempenho de Classe de instalação E.
ATI – Cabo Coaxial (RC-CC – repartidor de cliente de cabo coaxial)
Estes repartidores têm de possibilitar a distribuição dos sinais de CATV e MATV, por todas as TT. Temos de prever a ligação a uma tomada SAT que estará localizada na ZAP (Zona de Acesso Privilegiado).
ATI – Fibra Óptica (RC-FO – repartidor de cliente de fibra óptica)
Temos o primário do RC-FO, constituído por 2 adaptadores SC/APC, que terminam 2 fibras, provenientes do RG-FO que está localizado no ATE ou do exterior no caso da moradia unifamiliar). O secundário também será constituído por 2 adaptadores que serão ligados às tomadas ópticas que se encontram situadas na ZAP, através de 1 cabo com 2 fibras, fibras pré conectorizadas, cordões de fibra, etc.
Solução
Para uma melhor compreensão da solução a apresentar, vamos descrever cada um dos componentes que fazem parte desta solução, assim como os principais argumentos.
O novo ATI - Armário de Telecomunicações Individual da Legrand, foi concebido para responder às exigências actuais e futuras das Redes de Nova Geração.
Flexibilidade, modularidade, performance, facilidade na implementação e manutenção, estética cuidada, respeito pelas normas em vigor e conforto na utilização, são alguns dos factores que fazem desta solução, o ATI ideal para os seus projectos.
Estética
Pode utilizar para as infra-estruturas de telecomunicações o mesmo tipo de quadro que utiliza para a infra-estrutura eléctrica.
Flexibilidade
Produtos modulares que se colocam na calha DIN.
Princípio das redes estruturadas
Facilidade na conexão
Toda a flexibilidade para garantir a ligação entre os módulos funcionais e de interligação. Conforto na utilização e performance garantida.
Componível
Pode ter mais tomadas de pares de cobre e de fibra e menos de coaxial e vice-versa.
Como os produtos são modulares compomos de acordo com a nossa necessidade.
Ocupa menos espaço.
Par de Cobre (RC-PC – repartidor de cliente de pares de cobre)
Módulo de interligação RJ 45 Categoria 6
O módulo de interligação é equipado com o novo conector RJ 45 categoria 6 LCS2 nas versões UTP, FTP e STP estas últimas para ambientes mais exigentes. Os conectores RJ45 LCS2 são de ligação rápida têm um acessório de cravação integrado no próprio conector, duplo código de cores 568A, 568B e numeração, está em conformidade com as normas ISO/IEC 11801 Ed.2, CENELEC EN 50173-1 2007, ANSI/EIA/TIA 568-B.2-1, Série IEC 60603-7 e ITED 2ª Edição.
Os módulos de interligação são equipados com um porta - etiquetas para identificação da divisão e de um identificador multimédia (TV, telefone, LAN ou auto). Possibilidade de fazer as ligações para as tomadas terminais RJ 45 pela parte superior ou pela inferior para maior liberdade na instalação. Referência 413 001. Ocupação 1 módulo.
Aplicação:
Recepção do ATE/CEMU ao primário do ATI e do RC-PC às tomadas terminais de pares de cobre (RJ 45).

Repartidor de telefone
Aplicação:
Este repartidor de telefone distribui a linha telefónica por 8 tomadas RJ 45, (8 saídas se 1 linha ou 4 saídas se 2 linhas/ operadores). Pode aumentar a capacidade utilizando mais repartidores.
Pode efectuar a ligação também de filtro/repartidor por borne de ligação rápida ou ligação ”Plug & Play” através dos cordões RJ 45.
Repartidor de telefone com 1 x 8 ou 2 x 4 saídas - Referência 413 012. Ocupação 4 módulos.

Distribuição por cabos coaxiais
Distribuição de sinais: Hertziano, Satélite ou Cabo por 6 tomadas TV-RD-SAT de 5/2400 MHz, tratamento do sinal optimizado. Repartição de sinais (Hertziano, Satélite ou Cabo)
Banda de frequência (MHz): 5-2400
Banda de retorno (MHz): 5-30 / 5-65
Produto CLASSE A de acordo com as normas
EN 50090-2-2 e IEC 60728-1
Repartidor coaxial com 6 saídas. Referência 413 013.
Ocupação 4 módulos

Distribuição de Fibra Óptica
Cassete de fibra óptica, equipada com um compartimento para enrolar a fibra e colocação da manga termo retráctil (protecção para fusão). Tem outro compartimento com os adaptadores de fibra SC/APC e ainda uma tampa protectora com porta-etiquetas e “shutters” (protecção mais segura do laser). Cassete com adaptadores 4 x SC/APC Simplex – Referência 413 051. Ocupação 4 módulos

Tomadas Terminais requisitos mínimos

1* Estará na ZAP e pertence ao 2º operador Coaxial (SMATV) “Temos de prever a ligação a uma tomada SAT que estará localizada na ZAP (Zona de Acesso Privilegiado)”.
Composição ATI requisitos mínimos

A ocupação total dos módulos DIN ajudará na escolha do quadro, aconselhamos a deixar uma reserva para colocação de equipamentos activos, desta forma não necessitamos da CATI (caixa de apoio ao ATI).
Loja - Edifício Comercial
O projecto da rede individual está dependente das necessidades do cliente e da finalidade do fogo. A rede de pares de cobre será obrigatória, aconselhamos a utilização de 2 tomadas de pares de cobre categoria 6 UTP, por cada 10 m2, é aconselhável a utilização de um switch Gigabit modular DIN, referência 413 009, com ocupação de 4 módulos, alimentado pelo módulo alimentação (110-240V to 9VDC / 1.6A) referência 413 017. Uma boa opção para dividir o sinal de dados e voz é o filtro ADSL com repartidor telefónico integrado (3 telefone+1 modem), com ocupação de 2 módulos, referência 413 015. Os cordões flexíveis categoria 6 da Legrand garantem uma boa performance.

Cordões flexíveis Categoria 6
413 047 Cordão flexível categoria 6 – 0,20 metros
413 048 Cordão flexível categoria 6 – 0,40 metros

AUTOR: Assemá Salim, gestora de produto de sistemas de cablagem estruturada