Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Juice Technology

Tendências 2023 da mobilidade elétrica na Europa: evolução atual do mercado

Publicado: 29 de outubro de 2023 Categoria: Notícias do sector

Como está a evoluir o mercado da mobilidade elétrica na Europa e que factores condicionam essa evolução em 2023? A Juice Technology, multinacional suíça especializada na conceção e comercialização de soluções de carregamento para veículos elétricos, apresenta uma série de tendências para explicar a situação atual. A conclusão: a mobilidade elétrica continua a avançar, mesmo que o mercado pareça atualmente instável.

Tendências 2023 da mobilidade elétrica na Europa: evolução atual do mercado

Lars Thomsen, perito em prospetiva e membro do conselho de administração da Juice Technology, aponta vários pontos que marcaram a transição para a mobilidade elétrica nos últimos meses:

  1.  Um contexto global de instabilidade 

Os ecos da pandemia de Covid-19 ainda ecoam, o que, juntamente com os problemas da cadeia de abastecimento, o aumento dos preços da energia, os receios de uma nova recessão, a inflação e a alteração das condições de enquadramento dos subsídios públicos em alguns países, entre outros, estão a causar distorções no mercado da mobilidade elétrica. No entanto, de acordo com Thomsen, a evolução das vendas a que estamos a assistir no segundo semestre de 2023 indica que a queda da procura no primeiro semestre do ano foi temporária e não é invulgar, dadas as alterações no sistema de subsídios.

  1. Custos totais, duas palavras mágicas

A opinião popular de que os carros elétricos são mais caros do que os carros a combustão não é verdadeira se tivermos em conta os custos associados à manutenção do veículo a médio e longo prazo. O motor elétrico tem quase sempre um desempenho melhor do que o motor de combustão, mesmo com preços elevados de eletricidade e baixos de combustível. O fator decisivo para determinar qual o modelo de veículo mais acessível não deve ser o preço de compra, mas sim os custos totais associados ao longo de toda a vida útil do veículo.

O custo total de propriedade (TCO), que, para além do preço de compra e dos custos de funcionamento, tem também em conta a depreciação, os custos fixos, como o seguro e o imposto automóvel, bem como os custos de manutenção, é o parâmetro que realmente mostra o verdadeiro custo de um veículo.

  1. A mobilidade elétrica não é apenas para o segmento de luxo

Até há pouco tempo, os fabricantes de automóveis concentravam-se sobretudo no segmento de luxo para o desenvolvimento das suas variantes elétricas, uma vez que este segmento é mais procurado e o potencial cliente é menos sensível ao preço. Tudo isto está a começar a mudar e a amplitude da oferta que os fabricantes começam a oferecer nos últimos anos está a abrir a porta à mobilidade elétrica para veículos de gama média. Isto está a chegar a um grande segmento da população que até agora não podia pagar um modelo elétrico.

Em termos de desenvolvimento clássico do mercado, estamos a passar da fase de introdução do veículo elétrico para a fase de crescimento. O grupo-alvo está a crescer e a procura de veículos funcionais está a aumentar.

  1. A China, motor de desenvolvimento dos mercados mundiais

Embora a situação esteja a mudar em termos de oferta de automóveis de gama média mais acessíveis por parte dos fabricantes europeus, a China está muito à frente da Europa neste domínio. O gigante asiático está a impor-se globalmente no mercado dos veículos familiares de gama média, o que, segundo Thomsen, fará com que a média europeia de matrículas de veículos totalmente elétricos atinja 45% até ao final de 2025. Este facto aumentará a pressão sobre os fabricantes europeus para que desenvolvam e ofereçam modelos competitivos para o segmento de gama média.

5.       A gestão inteligente do carregamento está a tornar-se cada vez mais importante 

Com o número crescente de automóveis elétricos em garagens comuns, parques de estacionamento, parques de estacionamento de escritórios ou espaços de aluguer de automóveis, a gestão inteligente e segura do carregamento está a tornar-se um pilar central para o desenvolvimento de estações de carregamento fixas e portáteis. Para tal, são necessários algoritmos inteligentes que tenham em conta as necessidades dos utilizadores, o estado de carga dos veículos e outros factores, como as tarifas diárias de eletricidade ou o perfil de utilização dos veículos. Desta forma, o carregamento pode ser optimizado através do reconhecimento de padrões e com base numa análise de dados robusta.

 

Sobre a Juice Technology

A Juice Technology AG, com sede na cidade de Bachenbülach (perto do aeroporto de Zurique, Suíça), é uma produtora globalmente ativa de soluções de recarga para veículos elétricos. O abrangente portfólio de produtos da empresa, com estações de carregamento CA e CC que vão desde dispositivos portáveis leves até grandes carregadores rápidos, faz com que seja um dos poucos fornecedores de uma gama completa de produtos na indústria. A Juice tem dominado o mercado de estações de carregamento portáveis de 22-kW desde 2014.

A orientação consistente e de ponta a ponta do software distingue decisivamente a Juice das outras soluções disponíveis no mercado. Todos os dispositivos Juice que têm a marcação "j+" são baseados no mesmo processador e firmware, fazendo com que sejam todos mutuamente compatíveis uns com os outros. Ao utilizar uma arquitetura de software uniforme e consistente, a Juice economiza muito tempo, esforços e custos. Soluções como a gestão de carga omni-dinâmica, o pagamento por cartão de crédito e o backend de interface aberta estão assim todas disponíveis para toda a gama de produtos.

O Grupo Juice tem uma presença mundial com as suas próprias empresas locais, subsidiárias e empresas parceiras. O grupo empresarial Juice inclui a Juice Services AG, Juice Telemetrics AG, a empresa alemã Juice Europe GmbH com sede em Munique, Juice UK and Ireland Ltd em Londres, Juice Nordics AB, baseada em Uppsala, Juice Iberia S.L. em Málaga, Juice France SAS em Paris, Zhejiang Juice Technology Co., Ltd em Hangzhou, China, e a Juice Americas Inc. no estado de Delaware nos EUA. O Grupo também conta com uma rede global de revendedores. No total, a empresa emprega hoje uma força de trabalho de mais de 200 pessoas ativas em investigação e desenvolvimento, produção, marketing, administração, compras, vendas e logística.

Para saber mais sobre a empresa, os seus produtos e soluções, visite o site www.juice-world.com. Também nos pode seguir no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.