Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

ABB

Transição para SF6-free Switchgear - ABB SF6-free Regulamento (UE) 2024/573

Publicado: 4 de junho de 2025 Categoria: Notícias do sector

Em conformidade com o novo Regulamento (UE) 2024/573, a ABB antecipa-se com soluções livres de SF₆ até 24 kV, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a segurança elétrica. Durante as Jornadas de Instalações Elétricas 2025, a empresa destacará também os dispositivos AFDD, essenciais na prevenção de incêndios em edifícios envelhecidos.

Transição para SF6-free Switchgear -  ABB SF6-free Regulamento (UE) 2024/573

A ABB em linha com o Regulamento (UE) 2024/573, de 11 de março de 2024, relativo às proteções livres de gases fluorados aplicados à aparelhagem de corte, comando e proteção de média e alta tensão, responde com um portefólio ABB SF6-Free em conformidade com as exigências, fruto de um trabalho de investigação com mais de uma década, assumindo-se como pronta para responder às obrigatoriedades da UE e demais transposições para o Direito Nacional, quando aplicável. E onde se regista, antecipadamente solução, sem SF6 até 24kV, antes da “meta” de 1 de janeiro de 2026.

 

Face à pertinência e atualidade do tema, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em parceria com a direção do curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia (LEESEE) do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), respondem com as Jornadas de Instalações Elétricas 2025, a acontecer no próximo dia 5 de junho, onde a ABB estará presente, reforçando e partilhando aqui o programa e inscrições para o evento.

 

 

A sessão técnica inclui um primeiro painel em torno do Regulamento (UE) referido e um segundo painel temático sobre tecnologias de proteção em instalações elétricas de baixa tensão, cabendo à ABB a defesa dos Arc Fault Detection Devices AFDD e a sua importância na segurança complementar na mitigação dos riscos de incêndio.

As tendências de mercado, que se vão registando, sobretudo desde os anos 90, com a instalação do termoacumulador, AVAC, vitrocerâmica, placa de indução, carregamento de veículos elétricos… levam a consequentes exigências técnicas e de segurança a um edificado envelhecido1, com impacto eventual num projeto original que tem sofrido adaptações e ajustes, que no tempo foram dispensando diversas regulamentações, atualizações legislativas, verificações (reinspecções) sem vínculo formal, efetivo e de periodicidade clara e mandatória (RTIEBT, parte 6 e norma atual IEC 60364-61). Assumindo-se assim, o AFDD como elemento diferenciador e complementar à segurança de pessoas e bens nas instalações elétricas.

 




 

__

1 Forum for European Electrical Domestic Safety

“In Europe, 25 to 30% of domestic fires have an electrical source”

Residential Electrical Safety – How to Ensure Progress (2020)