Com sede em Itália e presente em 30 países, esta empresa icónica é reconhecida pela sua excelência nos mercados europeus de cabos de média e baixa tensão. La Triveneta Cavi produz principalmente cabos de baixa tensão para os sectores da construção, infra-estruturas, sistemas de cabos ignífugos e energias renováveis.

Fundada em 1965 por Ermenegildo Scalabrin, Gastone Massignan e Bruno Gobetti, a empresa emprega cerca de 700 pessoas, com um volume de vendas anual superior a 800 milhões de euros nos últimos doze meses. A Triveneta Cavi opera em Itália com uma presença industrial integrada de primeira classe, que inclui três unidades de produção em Brendola e Tolentino, com plataformas logísticas eficientes, bem como uma fábrica própria de trefilagem de fio de cobre em Montecchio Maggiore.
Esta transação oferece uma série de vantagens estratégicas, incluindo :
- Alinhamento com a estratégia do Grupo : A aquisição proposta representa um passo significativo na ambição da Nexans de se tornar um operador puro no sector da eletrificação. Acrescenta ao Grupo um operador amplamente reconhecido com uma longa tradição de inovação técnica, uma forte base industrial e uma equipa de gestão experiente com um sólido historial.
- Novas vantagens comerciais : Com esta operação, a Nexans está expandindo sua gama de produção de cabos e está favoravelmente posicionada para abraçar a grande mudança do setor para a segurança contra incêndio. A demanda mundial por cabos de segurança contra incêndio deverá crescer cerca de 13% entre 2021 e 2030. Esta procura será impulsionada pela introdução de novas normas de segurança, aumento da procura de eletricidade e tendências emergentes na construção e renovação. A Nexans continuará a desenvolver as capacidades da La Triveneta Cavi no domínio dos retardadores de chama, a fim de expandir a oferta de segurança contra incêndios do Grupo.
- Une transaction hautement créatrice de valeur pour les actionnaires de Nexans : L’intégration de La Triveneta Cavi dégagera des synergies créatrices de valeur pour nos actionnaires. Les synergies opérationnelles seront amplifiées par la mise en œuvre des programmes propriétaires SHIFT Performance et SHIFT Prime de Nexans, focalisés sur le centrage client et les solutions à valeur ajoutée.
"A aquisição da La Triveneta Cavi constitui um marco importante na nossa transformação num operador puro no sector da eletrificação. A Itália é a terceira maior economia da zona do euro, a segunda maior economia industrial da Europa, com talentos altamente qualificados e uma reputação de pesquisa e desenvolvimento e processos industriais.
Estamos muito satisfeitos em receber os 700 funcionários da La Triveneta Cavi na família Nexans. Esta fusão nos trará mais de 800 milhões de euros em vendas adicionais, assim como quatro sites cujas plataformas tecnológicas enriquecerão nossa gama de produtos. Isto irá impulsionar nossos lançamentos de novas ofertas sustentáveis em mercados de alta demanda. A combinação da Nexans e La Triveneta Cavi será um verdadeiro catalisador para a produção de cabos "Made in Italy" na região de Veneto, e irá gerar investimentos significativos e empregos em La Triveneta Cavi. "
Christopher Guérin
Diretor Geral da Nexans
"A Triveneta Cavi poderá contar com os recursos significativos da Nexans para expandir ainda mais a sua atividade e, em particular, para acelerar a implantação das nossas tecnologias de segurança contra incêndios. Combinando o nosso espírito empreendedor com a cultura ágil e ousada da Nexans, conseguiremos inovar e mudar profundamente. Estamos muito satisfeitos por termos encontrado o parceiro ideal para enriquecer o trabalho realizado pelas nossas equipas e continuar o nosso desenvolvimento. "
Mariano Peripolli
Diretor geral de La Triveneta Cavi